Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Watchman Nee - Biografia

(Fonte da Imagem : https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9TjC2kPVh90Kzoi1qkvyobhUsNQ8aXrF_8Zlhj4oaV8sggflKtpEPTXDsWB88ogwXD31AzQEhDKSIUw6xol__U4j6NWtkM1mAJWXV0D7o_EUv4ynDeX7rN6Uzw7lT8Og7dmFijEO1YRvj/s320/1awne.jpg)



Watchman Nee (1903-1972)
Um Estudo Biográfico

por

Huelon Mountfort

Watchman Nee é considerado um dos mais importantes líderes e pensadores nativos na história do Cristianismo chinês. Há poucos líderes na história do Cristianismo chinês cuja influência é tão prevalecente quanto a de Watchman Nee.

Nee produziu mais do que 40 volumes de devocionais, sermões, bem como obras teológicas. Seus escritos foram traduzidos para muitos idiomas orientais, tais como japonês, coreano, indonésio, tagalo, bem como para idiomas ocidentais, tais como inglês, francês, espanhol e português. Seus livros continuam a influenciar muitos grupos cristãos, desde grupos carismáticos renovados até igrejas tradicionais por todo o mundo.

Ele é o fundador do“Pequeno Rebanho” [Little Flock], a maior denominação cristã protestante na China na época do regime comunista em 1949. O “Pequeno Rebanho” começou em 1923 com uns poucos membros e em menos de 20 anos cresceu para se tornar uma denominação com mais de 700 congregações e 70.000 membros. Naquele tempo alguns estimam que dentre os aproximadamente 700.000 a 1.000.000 de membros da igreja protestante na China, o “Pequeno Rebanho” tinha 100.000 membros. A despeito dos números, esse movimento cristão de 20 anos de idade provou para si mesmo ser uma tremenda realização. Mesmo debaixo da opressão e perseguição comunista durante os anos 50 e 60, o “Pequeno Rebanho” continuou a crescer. E hoje, o movimento ainda está ativo por toda a China. Além do mais, a teologia, prática e espiritualidade distintiva do “Pequeno Rebanho” está enraizada em muitos círculos cristãos chineses, seja na China ou por todo o mundo.


BREVE PANO DE FUNDO DO CRISTIANISMO COLONIAL NA CHINA

Por volta de 1800, a China estava novamente fechada para o Cristianismo. Durante as décadas passadas das missões protestantes na China, o colonialismo e imperialismo ocidental coincidiram com a obra do evangelho. O Cristianismo foi identificado com o ópio devido ao fato de que muitos missionários ao longo da costa em navios mercantis que carregavam ópio.

À medida que a agressão ocidental aumentou, os sentimentos anti-estrangeiros se levantaram. Os sentimentos nacionalistas emergiram para formar uma série de movimentos de agressão anti-imperiais. Por volta de 1920, embora a Igreja Protestante tivesse crescimento missionário, a disposição anti-estrangeira e anti-cristã foi despertada pelo crescimento do movimento comunista. Foi durante esse tempo que o surgimento dos movimentos de igreja nativos na China foi proeminente. Esse movimento foi uma expressão de um desejo nacionalista de ser independente do domínio missionário ocidental. O período até 1930 foi significante para o desenvolvimento de um ensino superior, da organização da igreja e para o surgimento e crescente importância dos líderes chineses. Até a vitória do Comunismo em 1949, o Cristianismo parecia ser crescentemente influente.

Subsequentemente, as igrejas e instituições cristãs foram tomadas pelo Estado. Igrejas foram forçosamente fechadas e cristãos foram forçados a se conformarem aos requerimentos e ensinos do Comunismo. Aqueles que desobedeciam as “doutrinas comunistas” eram perseguidos ou fugiam. Foi com esse fundo político e social que a vida, o ministério e o martírio de Watchman Nee foram moldados.


A VIDA DE WATCHMAN NEE

Watchman Nee nasceu numa família com uma herança cristã. Seu avô, U Cheng Nee, foi um dos primeiros ministros chineses ordenados das missões Congregacionais na Província Fukien da China. Nee era o terceiro filho de nove, mas o primeiro do sexo masculino. Visto que a tradição chinesa favorece os filhos, os parentes desprezavam famílias com nenhuma criança do sexo masculino. Quando a mãe de Nee estava esperando o terceiro filho, ela orou a Deus fervorosamente, pedindo por um filho e dedicando esse terceiro filho a Deus, se uma maneira similar à Ana em 1 Samuel 1:1-20. Deus ouviu sua oração. Em 4 de Novembro de 1903, Nee Shu-Tsu (mais tarde conhecido como Watchman Nee) nasceu. Nee mais tarde mudou seu nome para “Duo Sheng” (“Watchman” em inglês) significando “som do gongo”, ou uma sentinela [watchman] para levantar o povo de Deus para o serviço.

Durante a sua juventude Nee atendeu escolhas fundadas pela Sociedade da Igreja Missionária em Fuzhow, China. E em todas as áreas ele mostrou uma promessa intelectual extraordinária. Quando ele tinha 18 anos de idade, Nee dedicou sua vida à Cristo através da pregação de Miss Dora Yu, uma ex-estudante de medicina, que deixou uma ocupação lucrativa e dedicou sua vida à pregação da palavra de Cristo. Nee, naquela época, sabia que era tudo ou nada. Quando ele foi batizado, ele declarou: “Senhor, eu deixou meu mundo para trás. Sua crua me separa dele para sempre, e já entrei em outro. Eu permaneço onde me colocaste em Cristo!”. [1]

Nee e outros estudantes que tinham um zelo comum pela propagação do evangelho entre os jovens na sua cidade, e nas igrejas e colégios locais, uniram-se em oração e para o estudo da Bíblia. Eles arranjaram as suas próprias reuniões e se engajaram num vigoroso evangelismo de rua. Entre os anos de 1923-1928, Nee publicou as revistas Revival [Reavivamento ]e Christian [Cristão], bem como o livro The Spiritual Man [O Homem Espiritual]. Nee foi um instrumento no reavivamento espiritual entre os estudantes nesse período.


A FORMAÇÃO DO PEQUENO REBANHO

Em 1928, Nee mudou seu nome para Watchman e se estabeleceu em Shanghai [Xangai]. Durante esse tempo, ele teve uma boa medida de desdém por parte das igrejas denominacionais daqueles dias. Na revista Revival, ele expressou que cria que a igreja estava impedindo o propósito de Deus. De acordo com Nee, muitos ministérios feitos “para o Senhor”, “em nome de Deus”, para o reino de Deus”, “para a Igreja de Cristo” estavam sendo feitos na carne. As pessoas não estava buscando a vontade de Deus, mas a sua própria vontade. [2] Ele estava buscando “uma resposta para o problema importado das divisões denominacionais cuja história e valor eram, ele sentia, quase impossíveis de um novo convertido apreciar. Afligindo a Igreja potencial na China com suas diferenças sectárias, as missões tendiam somente a dividir”. [3] Em seu esforço para encontrar uma resposta, ele retornou ao que ele considerava uma obediência simples ao Novo Testamento sugerida pelos escritos de John Nelson Darby e C. A. Coated. Ele via que as igrejas na Igreja deveriam ser auto-governadas, auto-sustentadas e auto-propagadoras. Esse conceito “triplo-auto” foi recordatório de uma estratégia de missões adotada por Henry Venn e Rufus Anderson no século XIX, que mais tarde foi usada pelo Partido Comunista Chinês. Foi nesse tempo que Nesse estabeleceu a primeira assembléia independente em Hardoon Road em Shanghai. Ele era o principal orador na primeira conferência Shanghai desse novo movimento, que mais tarde ficou conhecido como o “Pequeno Rebanho”. Em 1939, Nee publicou um hino intitulado “A Collective Hymnal of the Little Flock” [Um Hino Coletivo do Pequeno Rebanho]. Assim, o movimento adquiriu o nome de “Pequeno Rebanho”. Nee e seus seguidores, contudo, chamam a si mesmos de “Uma Reunião Local dos Crentes em Nome do Senhor”, ou “Lugar de Reunião Cristã (Nome da Cidade)”. O movimento se espalhou por toda a China, experimentando um genuíno reavivamento. Por volta de 1936 havia 30 assembléias.

“Um dos pontos fortes do movimento de Nee era que todo crente era um trabalhador não assalariado. À medida que os crentes se movem para as novas comunidades, seus lares se tornavam centros cristãos”. [4] Cada igreja era uma unidade autônoma liderada por presbíteros. Contudo, Nee também comissionou trabalhadores de tempo integral, aos quais ele chamava “apóstolos”, para se moverem sem restrição tanto para evangelizar como para estabelecer novas igrejas. As tarefas dos “apóstolos”, contudo, eram centralizadamente organizadas. Eles eram treinadas, aconselhadas e tinham suporte financeiro de Nee e seus associados.

O conceito de Nee do “Pequeno Rebanho” era muito influenciado pelos escritos dos Irmãos de Plymouth. Após a formação do “Pequeno Rebanho”, seis Irmãos (Irmãos exclusivos) de Londres representantes do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Austrália, foram para Shanghai para se encontrarem com Nee. Eles se impressionaram com Nee, especialmente com seu conhecimento das Escrituras. Os Irmãos de Londres estavam considerando ter as igrejas de Nee na China como uma parte da sua obra de missão da igreja. Contudo, até mesmo para Nee, os Irmãos de Londres eram muito exclusivos em sua prática de comunhão fraternal. Assim, em 1935, os Irmãos de Londres terminaram a comunhão entre eles e os irmãos de Shanghai.


O FINAL DA VIDA DE NEE

À medida que a guerra chinesa continuou, a obra de Nee foi afetada mais e mais, e em 1942, Nee, justamente com os seus irmãos, um pesquisador químico, estabeleceu o Laboratório Biológico e Químico da China [China Biological and Chemical Laboratory (CBC)] para apoiar as necessidades financeiras dos seus “apóstolos”. Esses lucros dessa companhia estavam sendo usados para apoiar a sua obra. Contudo, os presbíteros da igreja de Shanghai desaprovaram os envolvimentos de Nee com essa companhia e lhe pediram para não pregar na igreja dele. Com o envolvimento de Nee, o CBC se tornou um dos principais importadores e fabricantes de produtos farmacêuticos manufaturados na China. Apesar de tudo, em 1945, Nee começou a se desligar do CBC e mais tarde virou toda a empresa CBC para a igreja. Essa ação trouxe prosperidade para a igreja, todavia, tornou-se mais tarde o assunto de crítica por parte do Partido Comunista.

Em 1 de Outubro de 1949, a República das Pessoas da China foi estabelecida. A despeito das súplicas de outros, Nesse e sua esposa retornaram novamente para Shanghai. Nee queria estar com seus irmãos e irmãs em Cristo. Nos primeiros dois anos do regime Comunista, Nee ainda era capaz de ministrar, reunido de 3 a 4 mil pessoas por domingo, na igreja de Shanghai. Mas em 10 de Abril de 1952, Nee foi preso. Ele foi acusado de espionagem, de atividades contra-revolucionárias e de irregularidades financeiras e até mesmo morais. A acusação com 2.296 páginas contra Nee tornou-se pública em Janeiro de 1956. Muitos dos crentes do Pequeno Rebanho foram presos e as igrejas por todo o país foram fechadas à força. A assembléia de Shanghai foi conseqüentemente fechada e tornou-se uma fábrica.

Nee foi sentenciado a quinze anos de prisão, contudo, ele não foi libertado em 1967, quando sua sentença estava completa. Era comum prisioneiros serem considerados “não-reformados” para dar uma sentença adicional de cinco a sete anos. Assim, em 1 de Junho de 1972, logo após ter sido movido da prisão de Shanghai para um campo de trabalho rural, Watchman Nee morreu aos 69 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário