Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Hebreus 8 : 6 - 13 A Nova Aliança (Jesus nosso mediador e intercessor a Deus)

Há um tempo atrás eu estava comentando com um amigo sobre Hebreus 8 : 6 - 13 e resolvi comentar aqui com vocês também.
Esse texto que comentamos de Hebreus 8 : 6 a 13,para ser melhor explicado,precisamos ler o capítulo desde o começo,ou seja, Hebreus 8 : 1 ao 13 , pois é um contexto inteiro o capítulo.
O capítulo 8 de Hebreus se refere a nova aliança que Deus fez conosco através do sacrifício de Jesus por nós na cruz.Esse capítulo trás a tona o que foi dito em Jeremias 31 : 31 - 34 e nos mostra que Jesus é o mediador entre nós e Deus,fazendo assim que essa nova aliança que Deus nos faz,é melhor que aquela que existia antes no Velho Testamento.
Vou escrevendo mediante cada versículo...
1 - O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus
Se voltarmos para o capítulo anterior,veremos que o autor da carta aos Hebreus,estava falando sobre Melquisedeque,que foi um sarcedorte importante no velho testamento.O versículo 1 de Hebreus 8 vem trazer aos cristãos,que Jesus é um Sumo Sacerdote como foi Melquisedeque,mas diferente,pois Jesus é um perfeito Sumo Sacerdote,onde ele mesmo foi o cordeiro para perdão dos nossos pecados,de modo que ele pode salvar de modo perfeito e eterno.Jesus sacríficou-se a si mesmo uma vez por todas,sendo ele filho de Deus ofereceu-se a si mesmo por nós.Jesus nasceu como homem,de um nascimento virginal,foi pregado numa cruz e morto para remissão de nossos pecados,mas ressuscitou e vive podendo assim ser o intermédiário entre nós e Deus,e agora se encontra a direta de Deus nos céus.
2-e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.
Na antiga aliança,Moisés havia erigido um tabernáculo,um exemplo imperfeito e não permanente de como poderia ser o tabernáculo celestial.Esse tabernáculo terrestre foi feito por mãos de homens,mas o tabernáculo que agora Jesus se encontra não.Ele é um santúario celestial,onde Jesus habita como sendo nosso intercessor,como é descrito em Hebreus 7 : 25 " Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles." Jesus intercede por nós perante Deus,isso foi delegado a Jesus e a nenhum outro,por isso quando oramos a Deus,nós pedimos através de Jesus que intercede por nós perante Deus.As pessoas quando queriam falar com Deus,fazer suas petições,elas o faziam através dos sacerdotes,mas após a vinda e ressurreição de Jesus,não precisamos mais que alguma pessoa faça isso por nós,pois Jesus se tornou o nosso intermédiário que nos dá acesso a Deus,por isso agora podemos ir diretamente a Jesus e pedir-lhe,e ele intercerderá em nosso favor a Deus.Jesus é a ponte entre você e Deus.
3-Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer.
Se lermos Levíticos 16 : 13-15 veremos o que os sacerdotes faziam,e Jesus como sacerdote substítuto perfeito daqueles que eram imperfeitos,entregou sua vida como oferta e sacrifício perfeito,o qual os que eram feitos antes não poderiam ser.
4-Se ele estivesse na terra, nem seria sumo sacerdote, visto que já existem aqueles que apresentam as ofertas prescritas pela lei.
Aqui o autor estava se referindo ao nascimento humano de Jesus,o qual pertenceu por lugar de nascimento a tribo de Judá,e a tribo de Judá não era uma tribo sacerdotal (é só ver sobre as 12 tribos e suas delegações no Velho Testamento).Os que existiam que apresentavam as ofertas prescitas pela lei,eram os da tribo de Levi e não os de Judá. Pelo autor se referir a época presente em que ele estava escrevendo essa carta aos Hebreus,nos mostra que ainda o templo de Jerusalém estava de pé,então ele deve ter escrito isso antes das destruição do templo.(Pelo que já li a respeito,o templo deve ter sido destruído em torno de 70 d.C )
5-Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte".
Isso vem a reafirmar aquilo que lhe escrevi ao falar a respeito do versículo 2.
Agora sim,vamos entrar nos versículos 6 ao 13 que eu e meu amigo falamos a respeito.
6-Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
Para explicar melhor, aqui vai Hebreus 9 : 15 "Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa."
Hebreus 12 : 24 "Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor " (Jesus é nosso mediador a Deus) (Jesus é nosso intercessor a Deus)
1 Timóteo 2 : 5 "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus"
Deus tem uma nova aliança para conosco.
Hebreus 8 : 12 "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
Nessa nova aliança Jesus é o mediador e essa nova aliança é superior à aliança que Deus faz por meio de Moisés no Sinai,no Velho Testamento em Êxodo 24 : 7,8 .
As promessas dessa nova aliança são superiores as da velha aliança.
Hebreus 8 : 10 a 12 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.
Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
7-Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.
Aqui mostra que a aliança mosaica era imperfeita,por isso Deus a substituiu pela nova aliança.A antiga lei era santa e justa,mas ela não era capaz de tornar justos todos os que pecavam violando-a,e nem podia outorgar o poder necessário para cumprir suas exigências.
8-Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.
9-Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor.
10-"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
11-Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.
12-Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
Os versículos do 8 ao 12 são citação de Jeremias 31 : 31 - 34,que contém uma palavra profética e uma explicação da nova aliança que seria diferente da lei mosaica.(Versículo 9 : Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor.) Essa citação mostra os benefícios superiores dessa nova aliança,como por exemplo que as leis de Deus agora serão princípios interiores ( Versículo 10a : "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor."Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações.) E isso capacita o povo de Deus,nós cristãos,a deleitar-se em fazer a vontade de Deus.
Romanos 8 : 2 - 4 "porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,
a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito."
Outro benefício da nova aliança é que Deus agora tem íntima comunhão com o seu povo (Versículo 10b : Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.)
Um outro benefício também é que é iliminado para sempre a ignorância pecaminosa que as pessoas tem a respeito de Deus (Versículo 11 : Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.) Se refere que não há um cristão que não pode chegar até Deus,pois todos podem através de Jesus.
E um outro benefício da nova aliança,é que o perdão dos pecados é uma realidade eterna (Versículo 12 : Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".) Uma vez perdoados,esses pecados nunca mais serão imputados a nós novamente.
13-Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.
Estamos debaixo da nova aliança,querer viver de acordo com a velha aliança é viver em torno de algo que já não é mais válido e nem eficaz.
Todos nós pecamos e destituídos estamos da glória de Deus.O pecado faz separação entre nós e Deus.Mas através do sacríficio de Jesus por nós,nos podemos nos achegar a Deus novamente.Mas para isso devemos aceitar o sacríficio que Jesus fez por nós,devemos optar por te-lo como nosso único meio de salvação que nos leva até Deus.Não podemos ter duas opções,há apenas uma que nos liga a Deus,e é Jesus.Devemos aceita-lo como o único Senhor de nossa vida,o único que vai guiar nossos passos.Não há outro mediador ou intercessor,há apenas Jesus.E essa é a nova aliança que Deus nos propos e espera que aceitemos. Esse é o único modo de achegarmos a Ele e um dia irmos habitar com Ele no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário